Francisco Breda
CRA-SP 91838
Produção Científica

Produção Científica, Tecnológica e Artistica/Cultural


Trabalhos Completos e Eventos


1

A estratégia da qualidade na remoderação de um parque e seu impacto perante a comunidade local

BREDA, Francisco de Assis; CATANOZI, Genê.

In: XVII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTRATÉGIA, 2004, Balneário Camburiú - Itapema. Estratégias para o desenvolvimento e inserção global. 2004.

Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital.
O presente trabalho faz uma análise sobre estratégias, e relata como a implementação de estratégias simples e eficazes, podem ajudar a reverter uma situação e gerar alto grau de satisfação e comprometimento entre funcionários públicos de um parque da Prefeitura Municipal da Cidade de Araraquara-SP. As estratégias gestão da qualidade e gestão de pessoas influenciam diretamente na auto-estima, fortalecendo o sentido de equipe, e promovendo o trabalho solidário e de cooperação. Estas duas estratégias fizeram os funcionários públicos de um parque municipal da cidade a acreditarem em si mesmos, gerando uma motivação que alavancou a re-estruturação do parque, no qual era dominado pela violência.


2 A Gestão Ética na Mudança de Características de Produtos
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria
In: VI CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ÉTICA, NEGÓCIOS E ECONOMIA, 2003, São Paulo. Ética na Governança Corporativa. 2003.
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 8590388913.
Princípios éticos e princípios legais não se confundem, no entanto, apresentam conceitos muito inter-relacionados. Alguns comportamentos podem ser classificados como legais e serem éticos; outros podem ser somente legais e outros ainda, podem ser éticos sem ter base legal. O presente trabalho discute essa questão a partir das mudanças, tidas como legais, nas características de alguns produtos de conveniência. A mudança, sem a devida atenção ao princípio ético da informação, abalou a confiança dos consumidores das empresas envolvidas. Para elaboração do presente trabalho foram enviados questionários às empresas. As análises das respostas encaminharam para a proposição de um modelo gerencial ético para lidar com os limites entre ética e legalidade.

3 Balanço Social: Visibilidade da Dimensão Social das Empresas
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria. Balanço Social
In: XXXVIII ASAMBLEA ANUAL DE CLADEA, 2003, Lima. La Gerencia: Retos Y Nuevos Paradigmas. 2003
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Peru/Português; Meio de divulgação: Digital.
A empresa é um agente social no processo de desenvolvimento. Essa dimensão social tem sido difundida recentemente, através de relatórios especiais. Para que os problemas socioeconômicos sejam debatidos e resolvidos no convívio democrático entre os grupos sociais é necessário informações de boa qualidade. A empresa moderna busca fugir da prisão que representa a contabilidade puramente fiscal elaborando informações que incluam transparência sobre resultados econômicos, financeiros, operacionais e sociais. Não obstante a discussão sobre os usos do Balanço Social para fins de marketing este tem sido apontado como um bom instrumento de comunicação de informações socioeconômicas. Os administradores admitem vantagens no uso de medidas financeiras aliadas às sociais tais como: melhora no processo decisório; esclarecimento e comunicação da estratégia da empresa; aumento do feedback e a aprendizagem e maior lealdade entre os stakeholders. O objetivo desse trabalho foi mostrar a motivação das empresas ao divulgar o Balanço Social, bem como conhecer o que ele representa para elas a partir da análise da responsabilidade pela sua elaboração. Para tanto foram pesquisadas empresas listadas no site do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase). Foram obtidas respostas de cerca de quinze grandes empresas. Após discussão sobre o conceito de desenvolvimento econômico, de desenvolvimento social, de Balanço Social e o estado do debate sobre aspectos legais na exigência de divulgação do Balanço Social no Brasil, serão demonstrados os resultados obtidos pela pesquisa - responsabilidade social; prestação de contas; aprendizagem; compromisso da empresa com a comunidade; responsabilidade com o meio ambiente; possibilidade de divulgar, simultaneamente, informações contábeis, econômicas, financeiras e sociais; estratégia de transparência da empresa; entre outros.

4

Responsabilidade Social nas Empresas
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria
In: IV ENCONTRO DE PESQUISADORES EM ADMINISTRAÇÃO, 2003, Franca. IV Encontro de Pesquisadores em Administração. Franca: FACEF, 2003
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Digital; ISSN/ISBN: 8587406175.
Nas últimas décadas houve uma crescente preocupação em melhorar a imagem das empresas perante seus stakeholders. A responsabilidade social pode ser um instrumento valioso para os administradores, porém deve-se tomar cuidado não para não se tornar um modismo na empresa. O presente trabalho aborda uma discussão teórica sobre o tema, para entender seu significado buscou-se uma definição em três esferas: a filosófica, a econômica e a organizacional. Após a análise dos modelos expostos, percebe-se que não há um consenso sobre o significado preciso do termo responsabilidade social ou sobre o grau das obrigações da empresa para com a sociedade.

5 Ética nas Industrias Brasileiras : Algumas Reflexões
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria

In: V CONGRESSO LATINOAMERICANO DE ÉTICA, NEGÓCIOS Y ECONOMIA, 2002, Cidade do México. LA ÉTICA COMO PRIORIDAD EM LA GESTIÓN EMPRESARIAL. 2002

Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; México/Português; Meio de divulgação: Impresso.
O objetivo deste trabalho é mostrar o grau de preocupação das empresas do setor calçadista do Brasil, especificamente, da cidade de Franca, maior polo produtor de calçados masculinos, com conteúdos éticos nas relações de produção. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica acerca do tema, efetuou-se uma pesquisa de campo. Foi aplicado um questionário, com perguntas objetivas, às empresas classificadas como grandes e médias pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca. Obteve-se um retorno de 23 empresas num universo total de 37, perfazendo 62,5% do universo pesquisado. Os resultados mostram que há preocupação das empresas com a ética, porém resta, ainda, priorizá-los e adotá-los, na prática, como uma “teoria-técnica” que perpassa toda gestão empresarial.

6 Ética nas Indústrias Calçadistas de Franca
BREDA, Francisco de Assis; CAMPANHOL, Edna Maria
In: WORKSHOP PESQUISAS - MESTRADO, 2002, Franca. WORKSHOP PESQUISAS - MESTRADO. Franca: FACEF, 2002. p. 49-58
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; ISSN/ISBN: 8587406116.

Livros Publicados


1 Pesquisas Em Administração: Dissertações de Mestrado 2000-2002
CAMPANHOL, Edna Maria; BREDA, Francisco de Assis; DIAS, Emerson de Paulo; MELO, Paulo César R de; ANDRADE, Priscilla; CARVALHO NETO, Silvio; VASCONCELOS, Tarcisio Oliveira
Franca: FACEF, 2002. v. 1. 84 p.
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 8587406124.

Capítulos de Livros Publicados

1 A Administração e as Teorias do Desenvolvimento

BREDA, Francisco de Assis

Gestão Empresarial: Ensaios sobre gestão e desenvolvimento

Franca, 2003, v. 1, p. 77-115

In: CAMPANHOL, Edna Maria. (Org.)

Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Série: 1; Número da revisão: 1; ISBN: 8587406094.

 

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